domingo, 8 de janeiro de 2012

Domingo sem MISSA

UM DOMINGO SEM MISSA
UMA SEMANA SEM GRAÇA


1. Oque é MISSA?
- Missa é a celebração que torna presente e não repete o Sacrifício de Cristo na Cruz, único e definitivo (Hb 10, 8-10), isto é, Jesus o ofereceu de uma vez por todas, oferecendo-se a si mesmo como vítima! (Hb 4,14; 7,27).

2. Qual é a origem da missa?  
- A origem da Missa está na pascoa judaica que comemora a saída do povo Hebreu da escravidão do Egito para a Terra Prometida (Ex 12), porém com promessa de uma Nova Aliança (Jr 31, 31-33) que foi plenamente realizada por Cristo!

3. O que significa EUCARISTIA?
- A Palavra Eucaristia é uma palavra grega que significa: DAR GRAÇAS A DEUS ( 1COR 11,24). A Eucaristia é o Grande Sacramento instituído por Jesus na Última Ceia ( 1Cor 11,23-34; Mt 26,26-29; Mc 14,22-25; Lc 22,14-23; Jo 13,1-11). 

4. Quais são os nomes bíblicos da missa?
- Na Bíblia a missa é chamada de: Ceia do Senhor - 1Cor 11, 20; Pascoa - Mt 26,19; Ceia Pascal - Lc 22,15; dar graças - Lc 22,17.19; Fração do Pão - At2,42.46.

5.Qual é o sentido da missa?
- O sentido mais profundo da missa se resume no seguinte: Em cada missa, Jesus torna presente e real o mesmo sacrifício que Ele realizou na cruz."Eis o Mistério da nossa fé!"
- Cristo é o Cordeiro de Deus que se imola e se entrega livremente ao pai como Vítima em sacrifício no Altar da Cruz, para nos redimir do pecado (Mt 26,28).
- Jesus Cristo é o Sacerdote Eterno que preside o mais sublime culto de louvor, ação de graças e adoração a Deus (Hb 9,11-14). Quem preside a missa é Jesus, o padre é apenas seu representante.

6. Por que a Igreja Católica celebra a missa há mais de dois mil anos?
- Por causa do mandato e da ordem de Jesus: " Façam isso em memória de mim" (Lc 22,19). E Ainda: "Todas as vezes que vocês comem deste pão e bebem deste cálice, estão anunciando a morte do Senhor, até que ele venha." (1Cor 11,26).

7. O que significa comungar?
- Comungar significa receber o Corpo e o Sangue de Cristo, presente no pão e no vinho, alimento indispensável para a caminhada do cristão rumo a casa do Pai. (J 6, 22-71). Comungar para sempre ser seguidor de Jesus, amar e perdoar os outros e colaborar com a construção de um mundo renovado pela pratica da justiça, da ternura e da solidariedade, vivendo a comunhão fraterna na Comunidade Eclesial. (1Cor 10, 16-17).

8. Por que TEM que se confessar para poder comungar?
- Porque é necessário estar com o coração limpo e a consciência tranquila para receber o Cristo vivo em nossa vida. "Por isso, todo aquele que comer do pão ou beber do cálice do Senhor indignamente, será réu do corpo e sangue do Senhor. Portanto, CADA UM EXAMINE A SI MESMO ANTES DE COMER DESTE PÃO E BEBER DESTE CÁLICE, POIS AQUELE QUE COME E BEBE SEM DISCERNIR O CORPO, COME E BEBE A PRÓPRIA CONDENAÇÃO. É por isso que entre vocês há muitos fracos e enfermos , e muitos morreram".(1Cor 11,27-30) e ainda: " Portanto, se você for até o altar para levar sua oferta, e aí se lembrar de que o seu irmão tem alguma coisa contra você, deixe a oferta aí diante do altar, e vá primeiro fazer as pazes com o seu irmão; depois volte para apresentar a oferta". (Mt 5, 23-24).
- O pecado nos impede de participar dignamente desse banquete eucarístico, daí a necessidade de se fazer uma boa confissão. A igreja pede que a confissão individual seja feita PELO MENOS uma vez por ano na Pascoa.

9. É lícito comungar com ódio no coração?
Não, o Mandamento do Senhor é: "Não julguem, e vocês não serão julgados; não condenem, e não serão condenados; perdoem, e serão perdoados".(Lc 6,37). " O meu mandamento é este: amem-se uns aos outro, assim como eu amei vocês".(Jo 15,12).

10. Qual é a importância da mesa da eucaristia?
- Ao redor da mesa da Eucaristia todos somos irmãos e convidados a participar da Ceia do Senhor, num grande encontro de fraternidade e comunhão, onde todos somos iguais. É Deus mesmo quem nos convida para esse banquete: " Venham comer do meu pão e beber do meu vinho que eu preparei. Deixem de ser ingênuos, e vocês viverão; sigam o caminho da inteligência". (Pr 9,5-6). "O Cálice da benção que nós abençoamos, não é comunhão com o corpo de Cristo? E como há um único pão, nós, embora muitos, somos um só corpo, pois participamos todos desse único pão". (!Cor 10, 16-17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algum assunto preferido?