quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Como anda suas orações?!



A Palavra meditada hoje está em Mateus 6, 6-8
"A cada dia que passa o nosso povo aprende a rezar", afirma Márcio
Foto: Maria Andreia


Deus sabe do que precisamos neste momento, mais do que nós mesmos. Ele sabe como está o nosso coração neste momento, nossas alegrias, conquistas, vitórias e renúncias. Ele sabe do bem que fazemos e se alegra com tudo isso. E justamente por saber o bem que fazemos, também sabe de nossas lutas, lágrimas e dificuldades.

O Senhor vê quando nosso coração se angustia, sabe que sofremos porque amamos e nos importamos com os outros. Ele sabe de todas as coisas antes mesmo de pedirmos algo a Ele. Por isso não precisamos multiplicar as palavras em nossas orações, mas precisamos pedir. A Palavra nos orienta a fazer isso, para garantir que não é à custa de muitas palavras que vamos conseguir o que pedimos.

Deus Pai sabe que é bom rezarmos; e quanto mais rezamos tanto mais intimidade e comunhão adquirimos com Ele. Mas por que temos rezado tanto? Rezamos por que sabemos que o nosso coração duro precisa ser transformado ou por que achamos que podemos negociar com Deus o tempo que foi rezado? A oração tem a finalidade de unir o nosso coração com o coração de Deus.

Devemos entrar no quarto e fechar a porta ao orarmos, porque o Senhor nos aconselha a fazermos isso, ou seja, a estar a sós com Ele sem nos distrairmos. É o momento que temos para desnudar o nosso coração e rasgar a nossa alma diante do Pai do Céu. Dessa forma, Deus, que está escondido em nosso coração, aparece.

A oração é indispensável, mas o silêncio também é oração, assim como a súplica e o louvor. No nosso momento de oração, podemos rezar pela nossa cura e pela dos outros também.

A cada dia que passa o nosso povo aprende a rezar mais. Santo Afonso sempre transmitiu a oração em seus ensinamentos de catequese. Podemos ajudar muito alguém ao fazê-lo se aproximar de Deus pela oração.

Já pensou em gastar seu tempo em oração em vez de perdê-lo reclamando?

Quando saímos de um grupo de oração ficamos com vontade de estar somente com Deus e passamos a consultá-Lo antes de qualquer coisa. A dor que compartilhamos não é só nossa. Como é bom rezarmos antes de tomar qualquer decisão, mesmo se for uma decisão para toda a sua família. Reze e saiba que Deus não o deixará sem resposta.

Temos que tomar decisões importantes em oração e orar sempre que formos dar um rumo diferente à nossa vida. Vamos aprendendo a rezar gradativamente, podemos observar que, diante da oração, nós nunca falamos o tanto que precisamos, todos os dias aprendemos a fazê-lo melhor.

Santa Terezinha sempre dizia que “a oração é um impulso do coração”. Já viu como na hora que estamos apreensivos o nosso coração dispara em direção ao céu e Deus já está atento às nossas dificuldades? Então vamos, neste dia de hoje, elevar as nossas almas a Deus.


Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ana Alice Lourenço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algum assunto preferido?